← Voltar

UTILIDADE PÚBLICA

CPF de plástico não existe mais: como imprimir seu documento pela internet

Imprimir
Compartilhar no Telegram

A man displays his document "Cadastro de Pessoa Física" (

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, você não precisa mais se deslocar para ter em mãos um dos seus documentos mais importantes: o CPF. Além de diversos aplicativos do governo que digitalizam o documento, você também pode imprimi-lo pela internet e guardar na carteira, para o caso de ser necessário a comprovação de forma física do cadastro.

Desde 2011, o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal, validando assim, o formato em papel. Para os mais novos que irão solicitar o documento, é preciso comparecer nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade para obter o número. Em seguida, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.

Isso também vale para a 2° via do documento e, segundo o site da Receita, a impressão pode ser feita “quantas vezes forem necessárias”. Com a mudança, órgãos públicos e empresas não podem exigir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para efeito de comprovar a inscrição.

A comprovação pode ser feita mediante a apresentação de outros documentos que constem o número, como o Comprovante de Inscrição do CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal ou Comprovante de Inscrição impresso a partir da página da Receita Federal na internet: o qual você irá aprender imprimir agora.

A impressão do CPF é simples, rápida e sem custos. Para o acesso, será necessário que você tenha em mãos seu nome completo, o nome de sua mãe, sua data de nascimento e o número de registro de seu CPF.

Como imprimir meu CPF pela internet?
Acesse a página da Receita Federal para impressão do CPF pelo seguinte link https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-cartao-de-cpf, preencha seus dados e toque em “Enviar”e prosseguir com os dados seguintes.

Fonte: Olhar Digital (https://olhardigital.com.br/2021/05/11/tira-duvidas/cpf-de-plastico-nao-existe-mais-como-imprimir-seu-documento-pela-internet/)