← Voltar

PANDEMIA

Reagir às ameaças exige capacidade de gestão e senso de oportunidade

Imprimir
Compartilhar no Telegram

inovacaoConquistar e manter o sucesso como corretor de seguros é um desafio para quem está motivado a criar hábitos e desenvolver práticas para se destacar no mercado. Visão de negócio, capacidade de gestão e senso de oportunidade são essenciais para chegar ao topo da carreira. Ao definir seus objetivos e traçar os passos para chegar lá, é preciso cultivar certos hábitos, comuns a todos os corretores de sucesso. E em tempos ainda mais desafiadores como o que experimentamos hoje, com a ameaça real da pandemia do coronavírus sobre o mundo inteiro, estabelecer metas e estratégias de atuação se faz ainda mais essencial.

Confira algumas orientações de especialistas para se obter melhor desempenho em sua atuação, seja em tempos de crise, ou não.

Delegar tarefas
Tomar para si todas as responsabilidades da empresa são caminho certo para o estresse e a frustração, desfechos inevitáveis para quem costuma centralizar as decisões e as tarefas. Delegar ações para os diferentes membros do seu time aumenta a produtividade da companhia e é essencial para o crescimento da corretora, pois reforça o reconhecimento e estimula o empenho dos colaboradores.

Confiar na equipe
Obviamente, para delegar responsabilidades com segurança é preciso confiança nos colaboradores. No entanto, isso só é possível se, somado a critérios rigorosos na hora da seleção da equipe, houver investimento contínuo na qualificação dos mesmos. A experiência confirma que ações de qualificação figuram entre os principais motivadores para o engajamento do colaborador na equipe.

Supervisionamento
Não centralizar responsabilidades é tão importante quanto manter em dia a supervisão das atividades e processos executados pela equipe. É preciso dosar criteriosamente a autonomia dos colaboradores e o controle das diversas etapas e processos da corretora, o que pode ser facilitado com a escolha de um sistema de gestão que atenda às especificidades da empresa.

Decisões bem fundamentadas
O gestor de uma corretora precisa ser cuidadoso para definir os melhores métodos e ferramentas para ter sempre em mãos um raio-x de sua empresa. Há vários softwares disponíveis com modelos de gestão diferenciados para subsidiar a gerência da corretora a tomar as melhores decisões. “As decisões de um gestor devem passar também por uma leitura atualizada e crítica, não só do mercado específico de seguros, mas também do noticiário local, nacional e mundial — desse modo, temos condições de reagir com maior assertividade diante de crises como a gerada pela pandemia do covid-19, um fenômeno global”, destaca o presidente do SINCOR-GO, deputado federal Lucas Vergilio.

Arriscar para crescer
Todo corretor no topo da carreira correu, em algum momento de sua trajetória, riscos calculados. “Sem a coragem de arriscar, mediante uma análise prévia e sensata dos cenários de possibilidades, é pouco provável que uma corretora possa atingir suas potencialidade e crescer. É importante ter em mente, porém, que todos somos suscetíveis a erros e falhas, mas sobretudo é necessário compreender que erros levam ao aprendizado e trazem experiências, o que nos estimula a inovar e a empreender cada vez mais. Temos de ter também a compreensão de que momentos de crise como esse que estamos vivendo são oportunidades de aprendizado e trazem embutidos o espírito de mudança, adaptação e a possibilidade de crescimento no futuro”, destaca o presidente do SINCOR-GO.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINCOR-GO | Ampli Comunicação