← Voltar

TRÂNSITO

Acidente usando celular pode ter indenização negada

Imprimir
Compartilhar no Telegram

motorista-ao-celularCampanhas educativas de trânsito são voltadas a orientar os motoristas sobre os riscos de conduzir veículos falando ao celular ou manuseando o aparelho. O que muita gente não sabe é que, além de pagar multa se for flagrado nessa situação, em caso de acidente, o uso do celular pode ser considerado um agravamento de risco e as seguradoras podem se recusar a pagar as indenizações.

De acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o uso do celular na direção já é a terceira maior causa de mortes decorrentes do trânsito no Brasil. Ao todo, são 150 vítimas por dia e 54 mil por ano. Ainda de acordo com a instituição, o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.

O estudo apontou que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h, por exemplo, equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados.

Fonte: Revista Cobertura