← Voltar

INSTITUCIONAL

Comunicado aos corretores de seguros sobre encerramento do atendimento do Seguro DPVAT

comunicadoOs Delegados Representantes dos Sindicatos filiados à Fenacor, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária da federação, no dia 30 de maio de 2018, decidiram, por unanimidade, encerrar o atendimento do Seguro DPVAT realizado pelos sindicatos, em suas bases territoriais, a segurados e beneficiários desta modalidade de seguro, no dia 30 de junho de 2018, cuja incumbência, a partir de 1º de julho de 2018, será integralmente de responsabilidade da Seguradora Líder do Consórcio do Seguro DPVAT S/A.

Conhecedora dessa decisão, a Seguradora Líder, como alternativa, passou a procurar diretamente os corretores de seguros, para cadastrá-los mediante celebração de contrato de parceria, o qual tem como finalidade, o recebimento de processos de regulação e indenização de sinistros do Seguro DPVAT, situação esta que já era esperada pela Fenacor e seus sindicatos filiados.

A aceitação dessa prática, por várias circunstâncias pontuais, poderá acarretar, nessa forma individualizada e isolada de atendimento, pelo corretor de seguros, não somente a descaracterização de sua atividade laboral principal, mas consequências danosas, além de transtornos nos atendimentos e orientações a pessoas; procuradores e intermediários quando mal-intencionados e, também, constantes tentativas de fraudes ao sistema.

Esclarecemos-lhe que esta atitude da Fenacor e seus sindicatos filiados têm o sentido e o propósito institucional de reconquistar o espaço que é de direito do corretor de seguros, no caso, a intermediação do Seguro DPVAT, nas categorias 1, 2, 8, 9 e 10, a exemplo do que já ocorre, há algum tempo, com as categorias 3 e 4, que prevê, inclusive, a remuneração de 8% (oito por cento), a título de comissionamento.

Este comunicado a você, corretor de seguros, desestimulando-o de realizar uma possível parceria, individual e isolada com a Seguradora Líder, faz parte de uma estratégia global, bem programada e planejada pela Fenacor e seus sindicatos filiados, no sentido de buscar um novo cenário e uma regulamentação própria que permita, definitivamente, repetindo, a reinserção do corretor de seguros na intermediação das operações das categorias 1, 2, 8, 9 e 10, do Seguro DPVAT.

Por fim, ressaltamos que esta nossa iniciativa institucional somente será vitoriosa, se você, corretor de seguros, acreditar e prestigiar a sua federação e o seu sindicato.

Henderson de Paula Rodrigues
Presidente em exercício