← Voltar

CICLO DE DEBATES

Quirinópolis recebeu última etapa do projeto Goiás Mais Seguro no semestre

Imprimir
Compartilhar no Telegram

lucas quiri

Encerrando as atividades do primeiro semestre do projeto Goiás Mais Seguro, foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), em Quirinópolis, a nona etapa do ciclo de palestras que tem como objetivo difundir a cultura do seguro em Goiás. Segundo  o deputado federal e presidente licenciado do SINCOR-GO, Lucas Vergilio, a proposta do evento é divulgar como funciona a cadeia do mercado de seguros para diversos segmentos da sociedade civil organizada. “É nosso papel esclarecer, de forma simples, mas nem por isso menos profunda, os diversos agentes do mercado de seguros, e sua influência no progresso econômico e social, mas destacando o valor do corretor de seguros neste processo”, frisou o parlamentar no evento, na Associação Comercial e Industrial de Quirinópolis (ACIC).

Na palestra, ele explicou à plateia sobre as origens do seguro, desde a Antiguidade, e sua evolução, até chegar à sua configuração contemporânea. Em seguida, Lucas abordou a importância dessa instituição na economia mundial e nacional. “Quanto mais desenvolvido é um país, maiores são os índices de participação do seguro na economia. Nos Estados Unidos e Europa, estes índices chegam a dois dígitos. No Brasil, onde este mercado está em expansão, nós temos uma participação de 6% no PIB”, comparou.

O parlamentar destacou ainda que, mesmo diante da crise econômica e da instabilidade política, o setor de seguros teve um crescimento de 13%. “Em Goiás, este crescimento foi de 17%. Os números são impressionantes e traduzem que, aos poucos, estamos conseguindo implantar uma nova cultura do seguro. Diante das adversidades e incertezas, o seguro está sendo, finalmente, reconhecido como um excelente mecanismo de proteção do patrimônio de empresas e famílias, um patrimônio que fica blindado”, declarou Lucas Vergilio. “Ainda falta na base da formação do brasileiro a educação financeira, e consequentemente, noções sobre o significado do seguro como um investimento na proteção do patrimônio, por isso nos dedicamos a projeto como o Goiás Mais Seguro”, comentou.

O presidente licenciado do SINCOR Goiás falou também sobre projetos de sua autoria relacionados aos seguros, como a criação do Soat, projeto de lei que propõe um novo modelo de seguro obrigatório de acidentes de trânsito, substituindo o atual DPVAT. O Prev Saúde, que permitirá que os trabalhadores complementem o valor de sua aposentadoria pela Previdência, foi outra proposta de sua autoria nesta área.

Ele destacou o PLP 1/15,  proposta que vincula a concessão do alvará de funcionamento à obrigatoriedade da contratação de seguros por promotores e organizadores de eventos artísticos, cuja ideia surgiu a partir da tragédia na Boate Kiss, em 2013. “Nós tivemos aqui em Quirinópolis o Festival Gastronômico Chica Doida, que atrai milhares de pessoas. É preciso responsabilidade e proteção na organização de eventos que aglomeram tantas pessoas, seja numa situação anual como o Chico Doida, ou para estabelecimentos que o fazem de forma contínua como boates, igrejas, cinemas, estádio de futebol, entre outros”, concluiu.

Balanço positivo

Para Lucas Vergilio, as metas do  projeto Goiás Mais Seguro, que tem entre os objetivos promover o debate qualificado sobre a necessidade do seguro em várias regiões do Estado, têm sido alcançadas de forma bastante satisfatória.  “Estivemos em nove municípios de Goiás descomplicando o mercado de seguros e ressaltando o papel do corretor de seguros neste processo”, afirmou o deputado.

Desde março, começando por Anápolis, o ciclo de palestras esteve em Porangatu e Uruaçu, no norte de Goiás, Luziânia, no entorno de Brasília, Catalão, na região sudeste, e Caldas Novas, no sul goiano.  Na região sudoeste do Estado, o Goiás Mais Seguro contemplou Jataí e Mineiros, finalizando no município de Quirinópolis.

Em seguida à explanação de Lucas Vergilio, a analista comportamental, profissional e self coach Raquel Nuevo deu sequência à programação do projeto Goiás Mais Seguro com uma palestra sobre motivação pessoal. “A essência do desenvolvimento pessoal está no reconhecimento de que nós não temos controle sobre tudo que vai acontecer em nossas vidas. Porém, podemos controlar como vamos reagir “, explicou.  Segundo ela, essa reação ao que acontece, ao que não podemos controlar, é determinante na qualidade de vida e na prosperidade, seja no campo pessoal ou profissional.

Plateia

Entre as autoridades que participaram desta etapa do evento, estavam o vice-prefeito de Quirinópolis, Zezé do Povo, o procurador Geral do município, John Lukas Martins, Leidimar Fernandes, presidente da ACIC,  Rainer Cabral Siqueira, presidente da OAB no município, e os vereadores Edvaldo Antonio Souza e Marcos Antonio Cabral.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes também, no evento, Vanessa Gaioski, gerente do Banco SICREDI, Rafael Chaves, superintendente da QUIPREV, Nayara Vasconcelos, gerente do Banco Itaú, Roberto Barcelos, diretor da Universidade Estadual  de Goiás, Donizeth Brandão, representante da Porto Seguro, Leticia Santos Castro, representante da HDI Seguros, Ricardo Ferreira Peixoto, da Tokio Seguros, além de integrantes da diretoria do SINCOR-GO.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINCOR-GO | Ampli Comunicação. Foto: Luciana Lombardi