← Voltar

GOIÁS MAIS SEGURO

Ao blindar riscos, seguro se mostra fundamental para o crescimento econômico, diz presidente do SINCOR-GO em Mineiros

Imprimir
Compartilhar no Telegram

goias mais seguro mineiros 3“A contribuição do seguro num cenário de instabilidade social é fundamental para o fomento do crescimento econômico e para a proteção do patrimônio das empresas e famílias. O mercado de seguros está pronto, preparado para blindar os riscos para o setor produtivo, atenuando as turbulências”, destacou Lucas Vergilio, presidente do SINCOR-GO, na edição de Mineiros do projeto Goiás Mais Seguro, nesta sexta-feira (25). O ciclo de palestras para divulgar a importância social e econômica do seguro já percorreu sete municípios goianos e, em Mineiros, a oitava cidade contemplada, foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, no centro da cidade, uma das mais ricas do sudoeste goiano.

“Com a queda dos juros e uma série de reformas como a Reforma Tributária e da Previdência, o momento é de boas expectativas. O crescimento nacional do mercado de seguros no último ano foi de 13% no País e de 17% em Goiás — ou seja, tem aumentado a consciência de que investir no seguro é investir na proteção“, avaliou o deputado federal.

“Com um crescimento próximo ao do mercado do seguro, só mesmo a agropecuária, que no Brasil supera o crescimento da indústria”, pontuou o presidente do SINCOR-GO. “E o projeto Goiás Mais Seguro surgiu exatamente para fomentar a cultura do seguro, o que se dá por meio da educação financeira, ainda pouco difundida no País”, acrescentou.

Em sua explanação, ele discorreu brevemente sobre as origens do seguro e sua evolução ao longo da história, destacando o seu papel no florescimento de culturas como a dos fenícios, antes de Cristo. “Nessa época, praticava-se uma espécie de mutualismo rudimentar, em que a boa fé entre as partes é o que garante o gerenciamento do risco”, destacou o deputado federal.

Ao longo do tempo, a instituição seguro se sofisticou para atender às inúmeras demandas do mundo contemporâneo, mas a credibilidade e a confiança permanecem como intrínsecas ao seu funcionamento. “Ao promover a defesa do patrimônio das famílias e empresas, o seguro gera poupança e se torna um agente essencial para uma sociedade próspera”, disse Lucas Vergilio para a plateia de Mineiros. “No Brasil, a participação dos seguros no PIB é de 6%, enquanto nos países desenvolvidos, esse percentual chega a dois dígitos”, comparou.

goias mais seguro mineiros 2O parlamentar destacou ainda na palestra outros projetos de sua autoria relacionados aos seguros, como a criação do Soat, projeto de lei que propõe um novo modelo de seguro obrigatório de acidentes de trânsito, substituindo o atual DPVAT, cuja credibilidade está ameaçada devido à ocorrência de fraudes.

Ele frisou também o Prev Saúde, que permitirá que os trabalhadores complementem o valor de sua aposentadoria pela Previdência, e o PLP 1/15,  proposta que vincula a concessão do alvará de funcionamento à obrigatoriedade da contratação de seguros por promotores e organizadores de eventos artísticos.  A ideia para esta proposta, contou ele, surgiu após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2013.  “O que ocorre é que o mercado de seguros cria continuamente produtos e serviços — mais do que apenas responder às demandas da sociedade, nós também procuramos desenvolver ideias para contribuir para o desenvolvimento”, disse ele, citando como exemplos o Universal Life e o Seguro Auto Popular.

Logo em seguida à apresentação de Lucas Vergilio, a analista comportamental, profissional e self coach Raquel Nuevo ministrou uma palestra de motivação pessoal. “É preciso deixar de agir como vítima, terceirizando a responsabilidade sobre nossas vidas a outras pessoas e situações externas”, afirmou.

Padrões de pensamentos, planejamento e o poder das crenças pessoais foram outros tópicos abordados pela coach. “Os pensamentos positivos não são um milagre e nós não temos controle sobre tudo que vai acontecer em nossas vidas, mas podemos controlar como vamos reagir, e é a nossa reação quem vai determinar o quanto os fatos externos vão impactar nosso dia a dia e nossas vidas”, ensinou Raquel Nuevo.

Participaram do ciclo de debates em Mineiros a presidente do partido Solidariedade no município, Flavia Vilela, a vereadora Marta Brandão e o vereador Adão, também do Solidariedade. Marcello do Valle, representante do PSDB, além de Katia Maria, presidente do Partido dos Trabalhadores no município também participaram do evento, que foi prestigiado por representantes de entidades como o SINE e o Sindicato Rural de Mineiros.

O secretário do Trabalho de Goiás, Henderson de Paula Rodrigues, vice-presidente Financeiro do SINCOR-GO, e os demais vice-presidentes Deivid Pereira, Vera Fornari, Vinícius Porto e Wagner Paulo de Oliveira também acompanharam o evento em Mineiros, além dos diretores Admilson Castro e Silvio Roberto de Sousa Rodrigues.

Desde o seu lançamento, no início deste ano, o ciclo de palestras passou por Anápolis, Catalão, Luziânia, Jataí, Porangatu, Uruaçu e Caldas Novas. A próxima etapa do Goiás mais Seguro será em Quirinópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINCOR-GO | Ampli Comunicação. Fotos: Luciana Lombardi