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O pequeno manual de etiqueta de networking

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Entre reuniões de negócios e outros compromissos, o empresário moderno é confrontado com a necessidade de participar de eventos como congressos, palestras, feiras e outros. Além do conhecimento adquirido, o empreendedor precisa dessas ocasiões para fazer o conhecido networking. E nem sempre é fácil falar e conversar com pessoas que você nem conhece.

Mas antes de tudo, o primeiro passo nessa estratégia é escolher quais desses eventos, entre tantos disponíveis, ganharão espaço na agenda do empresário. ?É preciso avaliar quem irá participar?, afirma Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management, empresa especialista em gestão de carreira e de talentos. ?Você precisa se perguntar se essas pessoas poderão lhe acrescentar algo e se seria interessante conhecer esses indivíduos.? Isso pode ser feito com a própria organização do evento, basta tentar saber quem já confirmou presença. Também é preciso pensar no nível hierárquico e de influência das pessoas presentes no evento e focar sua atenção nos tomadores de decisão.

Não se esqueça de buscar o máximo de informações sobre o evento antes de pagar qualquer taxa de inscrição. As descrições geralmente são vagas, diz Antônio Fernando De Julio, palestrante, coach e criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit. Nesse momento você acaba evitando aqueles que serão verdadeiras ?furadas?.

E antes de começar a lotar seu horários vagos com todo tipo de evento, lembre-se sempre da máxima qualidade é sempre melhor que qualidade. ?Se houver custos, priorize aqueles que podem lhe dar mais retorno?, explica Matilde. ?E veja sempre se esses eventos oferecem possibilidades de socialização e interação, como jantares ou coquetéis.